Conteúdo Opinativo

Corrida de obstáculos

15/12/2024 - 07:39

ACESSIBILIDADE

Ascom/JHC
JHC foi reeleito prefeito de Maceió
JHC foi reeleito prefeito de Maceió

JHC tem realizado importantes obras como revitalização de praças, asfaltamento de ruas e avenidas e melhorias na orla de Maceió, cartão postal da cidade. O prefeito, no entanto, terminou seu primeiro mandato sem se importar com o grave problema das calçadas que viraram locais de alto risco para quem se aventura a caminhar por essas vias públicas. 

Modernizar as praças e logradouros enquanto espaço de uso comum é bom para a população carente de lazer, mas o gestor público não pode negligenciar na acessibilidade às calçadas, pondo em risco a integridade física dos usuários dessas vias. 

Qualquer cidade que mereça essa qualificação precisa oferecer uma infraestrutura que atenda minimamente o direito do cidadão de ir e vir sem o risco de quebrar um braço, uma perna ou se estatelar ao enfrentar buracos, desníveis e outros obstáculos, marca registrada das calçadas de Maceió. 

E aqui não se está falando do risco apenas para idosos, cadeirantes e demais deficientes, mas para qualquer pessoa que ouse andar pelas calçadas da capital, mesmo que seja por alguns metros. Qualquer caminhada por essas vias públicas vira uma corrida de obstáculos, um desrespeito aos cidadãos que pagam impostos e financiam a máquina pública.

A Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de comércio da cidade, é um exemplo do descaso de todos os prefeitos que passaram pela prefeitura até agora. Nos bairros a situação é ainda mais caótica, com barreiras intransponíveis nas calçadas e nas ruas. 

No entanto, o prefeito JHC – reeleito para um segundo mandato – tem mais quatro anos para se redimir do descaso e dotar Maceió de calçadas dignas de uma cidade moderna que respeita o direito de seus habitantes.


Encontrou algum erro? Entre em contato